sábado, 14 de junho de 2008

TEXTO Nº 1 DO ESCREVIVENDO.

COMO COMECEI A ESCREVER
DOCARMO
Como comecei a escrever? De um modo muito natural, na Escola Primária. Já no segundo ano, fazia com muito prazer minhas lições de casa, principalmente os deveres de linguagem, como era denominada as aulas de português.
Sempre tive muita dificuldade em desenhar, até hoje, não consigo fazer um círculo com um copo; porém em contrapartida, sempre amei escrever: cartas, descrição, narração, dissertação, etc., etc., etc., todos aqueles estilos ensinados singelamente durante o primário – nome dos quatros primeiros anos de estudo.
Bem, até terminar meu curso de Pedagogia ( l962) eu arriscava uns rabiscos, tentando realmente fazer uma obra, mas por circunstâncias da vida, (falecimento de meu marido) esse sonho foi ficando para trás, dormindo por longos quarenta e três anos.(despertei em 2006 - Escrevivendo)
Mas, como toda nuvem por mais pesada que seja, sempre passa, trazendo um alvorecer radioso, o meu também chegou em novembro de mil novecentos e noventa e oito com a tão almejada aposentadoria. – Alvo de todos que trabalham.
Logo no início do mês de março do ano seguinte, transformei-me na mais assídua freqüentadora da Biblioteca Alceu Amoroso Lima e da Casa de Mário de Andrade, nas quais participava de todas as Oficinas Literárias compatíveis com as minhas possibilidades e horários, asseguro que não foram poucas. Era uma perfeita traça de biblioteca, mas estava muito feliz tentando fazer o que sempre quis :escrever pelo menos um texto notável.
Aprendi a fazer "haicai", estilo oriental de poesia; amei pois nunca imaginei ser capaz de fazer poesia, mas várias vezes consigo "haicaisar" com prazer.
Julgo que esse fenômeno de escrever coisas coerentemente belas, é uma mistura de dom, iluminação de idéias; uma fertilidade de imaginação harmônica, lógica e ao mesmo tempo fantasiosa. Penso também que é um acontecimento expontâneo, pois se imposto, resulta em uma informação impessoal, seca e fria, como se fosse uma reportagem – uma notícia. Se for apenas sugerido um tema, pode-se então desenvolve-lo com total liberdade de expressar toda a sensibilidade de imaginação e sentimento.
Caracterizo como "escritor literário" (o que almejo ser um dia, sem falsa modéstia), a pessoa que consegue transmitir, através da escrita, toda uma idéia inspirada por sua sensibilidade e emoção, que faz com que o leitor mergulhe inteiramente no cenário e enredo da trama descrita.
Hoje, eu tenho o privilégio de desfrutar do prazer de tentar escrever, mesmo que demore anos ( e somente eu ache uma espetacular obra literária ), um singelo haicai, que toque o coração de meus netos à ponto de orgulharem-se de ter-me tido como AVÓ.
Nota da autora (quanta pretensão - autora) – Hoje freqüento um curso na Universidade Aberta à Terceira Idade - Extensão Universitária da USP – na disciplina de Jornalismo e Editoração, denominada "REPROPOSTA – Narrativas do Cotidiano na Terceira Idade " e a deliciosa " OFICINA ESCREVIVENDO " da não menos prazerosa " CASA DAS ROSAS ". 2006.

2 comentários:

OFICINA DOS CRIADORES DE TEXTOS disse...

i seu Blog, sua danadinha!!!
Ficou lindo, cheio do brilho que vc sem nos manda anexado aos beijinhos.
Boa sorte com seu BLOG, e o endereço do Blog da Oficina Escre(r) de criadores de textos é:
http://criadoresdetextos.blogspot.com/
Beijão Do Carmo

ec² disse...

vou arrumar, vou arrumar...........deixa eu me arrumar que eu arrumo o endereço do blog la no post e ponho na listinha tbm.........guenta ai gente........